No bridge, um sobrezaleia é uma técnica usada nos jogos de contra-partida e em outros jogos de fazer truques que 🧾 emprega o jogo de uma carta - chamada carta de sobrezaleia - que força um oponente a descartar um vencedor 🧾 ou o guardião de um potencial vencedor. O objetivo é criar situações vantajosas nos momentsos finais do jogo, quando o 🧾 número de cartas no jogo está se esgotando.
As mãos no jogo devem ser lidas corretamente, para se aproveitarem situações potenciais 🧾 de sobrezaleias. Essas situações surgem quando um o número restrito de cartas faz com que seja mais provável que cartas 🧾 específicas são guardadas por determinados oponentes em determinados pares de cartas. Jogar um sobrezaleia envolve reconhecer essas situações, calcular os 🧾 pontos e em seguida escolhendo a carta certa que irá resultar no maior ganho — exigindo, tanto capacidade analítica quanto 🧾 uma ótima estratégia de jogo.
A história do sobrezaleia pode ser traçada para volta de 1926, quando o jogador e matemático 🧾 sueco Carl Perkins desenvolveu a estratégia. Alguns anos depois, terceiros estudos e iterações da estratégia foram desenvolvidas por Camberoschi e 🧾 Capeloli nos anos trinta, seguido de Levinski na década seguinte.